Você, Lda

Você, Lda é um livro sobre como gerir a própria imagem, sobre a empresa pessoa. É indispensável para o profissional independente e para o pequeno empresário, mas é indicado para todos nós. Na realidade, como os próprios autores (Harry e Christine Beckwith) dizem logo num dos primeiros tópicos do livro, todos nós nos vendemos, constantemente.

Este é o livro que leio actualmente, ao almoço, depois do jantar, e às vezes nas filas de trânsito.

O livro é constituido por pequenos artigos, a maioria deles de menos de uma página. É, por assim dizer, um aglomerado de pequenos conselhos, muito úteis, e aparentemente óbvios. Mas, talvez por isso mesmo, importante de ler.

Desse pequenos conselhos, deixo-vos A roupa interior do escritor:

A Roupa Interior do Escritor

Na escrita, alguns chama-lhe “a roupa interior do escritor”.

Para onde quer que olhe, ela agita-se na aragem.

Está lá quando o orador diz: “Vou ser recebido por Sua Santidade em Roma.”

Ou quando o designer gráfico acrescenta ao logotipo uns floreados que parecem gritar: “Vejam como sou inteligente.”

Ou quando alguém escolhe uma palavra erudita, quando uma palavra simples transmitiria melhor o que pretende dizer.

Em cada um destes casos, o comunicador entendeu mal o que é que a palavra “comunicar” significa realmente. A palavra “comunicar” e a palavra “comuna” partilham a mesma derivação. Ambas contêm um sentido de igualdade: a partilha entre pessoas.

Os três exemplos acima referidos não representam tentativas de partilhar qualquer coisa com outro para benefício comum. Cada um dos comunicadores está a tentar transmitir apenas uma impressão: sou uma pessoa dotada, talentosa e bem sucedida.

Os denominados comunicadores acreditam piamente que estão a proceder da forma correcta. Basta ver como um concorrente quase se contorce para dizer nomes de clientes importantes, convencido de que as suas técnicas de vendas o estão a ajudar de forma brilhante, para vermos que o potencial cliente vê o mesmo que nós.

Ergue uma sobrancelha como que a sugerir: “E acha que me deixo enganar?”.

Não funciona.

Independentemente de como o fizer, quando mostra a sua roupa interior de escritor fica nu. Expõe-se. Apenas transmitiu que está ansioso por impressionar e que não é especialista em disfarçá-lo.

Não tente exibir-se; desde crianças que conseguimos detectar isso a quilómetros de distância.

 Não fale para; Fale com: comunique.

Este é um livro que estou a gostar bastante de ler.


Source: Páginas Tantas