DNS – Email – Registos MX e CNAME

Como descrito no artigo anterior desta série DNS – Tipos de registos, os registos CNAME e MX indicam, respecivamente, que o nome para o qual o nome que se está a configurar/resolver é uma alias (nome alternativo) e qual o servidor a quem deve ser entregue o email.

E todos vivemos felizes com isto até alguém utilizar um registo CNAME da forma errada.

É que o que o CNAME diz é “tudo o que quizeres saber sobre mim, pergunta como se eu me chamasse <este outro nome>”.

E isto significa que tudo o que estiver configurado para esse outro domínio deve ser considerado como se estivesse configurado neste, e nada do que estiver configurado neste deve ser considerado.

E, claro, o servidor de email também está incluido. Logo, independentemente de existir ou não um registo MX no domínio actual (o que tem o CNAME configurado), o email deveria ser entregue ao servidor MX configurado no domínio indicado pelo registo CNAME.

O problema é que nem todos os servidores de email concordam com esta interpretação, pelo que, dependendo do servidor de email de quem está a enviar emails para estes domínios, esses emails podem ser entregues ao servidor de email do domínio com o CNAME ou no servidor de email do domínio indicado pelo CNAME.

Como evitar este problema?

Se quer realmente receber email no domínio de origem e que que este email seja entregue num servidor diferente do servidor de email do domínio para onde aponta o registo CNAME, então crie um registo MX e utilize registos A para apontar o nome para o mesmo IP para onde aponta o nome de destino.

Se o servidor de email for o mesmo, então não deve ter problema. Neste caso não ter um registo MX no domínio de origem deve funcionar como se ele lá estivesse. Bastará que o servidor de email esteja configurado para receber o email do domínio de origem.

Se não pretende receber email no domínio de origem basta que um servidor de email do domínio de destino esteja configurado para rejeitar o email do domínio de origem. A maioria dos servidores de email estão preparados para rejeitar email de todos os domínios para os quais não foram configurados para receber email. Deve, no entanto, verificar se é o caso do seu servidor.



Source: WebaSério